O papa Francisco recebeu este Domingo, em sua casa, no Vaticano os presidentes da Palestina Mahmoud Abbas e de Israel Shimon Peres, num encontro de oração pela paz no Médio-Oriente.
O Vaticano considerou o encontro dos 3 líderes como sendo uma iniciativa de fé e não política, que pretende “recriar um desejo, uma possibilidade” de relançar o processo de paz paralisado.
Nas suas orações Peres pediu “a paz entre iguais”, referindo-se aos dois Estados. Já Abbas orou pela “paz global e justa para a região” e que dê a “liberdade no nosso Estado soberano e independente”.
Por sua vez, O Papa pediu a ambos os líderes “coragem” para fazer a paz, dizendo que “é preciso mais coragem para fazer a paz do que a guerra”. “É preciso coragem para dizer sim às negociações e não às hostilidades, sim ao respeito dos acordos e não às provocações, sim à sinceridade e não à duplicidade”.
No final do encontro, considerado por analistas de “inédito”, Abbas e Perez envolveram-se ainda na plantação de uma oliveira no jardim do local do encontro com o sumo pontífice.
http://tpa.sapo.ao/noticias/internacional/encontro-inedito-no-vaticano
Todos Os Direitos Reservados