Quantcast
Channel: Artigos TPA Notícias
Viewing all articles
Browse latest Browse all 43461

Angola na mesa redonda sobre investimento nos Grandes Lagos

$
0
0


Angola participa desde terça-feira, em Addis Abeba, Etiópia, na Mesa Redonda de Alto Nível sobre o Investimento Responsável do Sector Privado na Região dos Grandes Lagos, numa promoção conjunta do Escritório da Enviada Especial do Secretário Geral da ONU e do UN Global Compact.

Angola faz-se representar no encontro pelo ministro da Economia, Abrahaão Pio dos Santos Gourgel, segundo uma nota deste ministério distribuída esta quarta-feira, à imprensa.

A participação de Angola surge na sequência do convite endereçado ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pela Enviada Especial do Secretário-geral das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Mary Robinson, para participar na referida Mesa Redonda.

O encontro, que aconteceu à margem das Reuniões do Pacto Mundial das Nações Unidas, teve por objectivo promover a sustentabilidade das empresas como um meio para assegurar um futuro comum, seguro e durável, e preparar o terreno para investimentos de maior qualidade e de carácter responsável na Região dos Grandes Lagos nos sectores de Infra-estruturas, Energia, Agro-indústria, Turismo, Tecnologia da Informação e de Comunicação – TIC e Exploração Mineira.

Os participantes na Mesa Redonda estão divididos em grupos de trabalho paralelos e estão a analisar os seis sectores referenciados. Cada grupo será convidado a explorar e analisar um conjunto de questões específicas.

A participação de Angola deve contribuir para fornecer alguns subsídios para responder a estas quatro questões e visa reunir e sistematizar os pontos mais relevantes a determinar o êxito na atracção de investimentos dos sectores privado, nacional e estrangeiros sustentáveis, de longo prazo, no sector da energia e das infra-estruturas, com aplicabilidade nas economias dos países que compõem a Região dos Grandes Lagos.

Esta mesa redonda é uma etapa importante em direcção à Conferencia sobre o Investimento Privado dos Grandes Lagos, prevista para o 2º semestre de 2014, que foi aprovada pelo Mecanismo Regional de Acompanhamento a 31 de Janeiro do corrente ano.

A mesa redonda reúne um grupo seleccionado de representantes do sector privado e de eminentes representantes da Região que participarão num diálogo sobre Investimento Responsável para promover a paz, a estabilidade, a integração económica regional e a criação de emprego na Região dos Grandes Lagos. Ela terá por objectivo atrair e estimular o interesse do sector privado no domínio da própria conferência.

Aquando do convite, a enviada Especial do SG da ONU agradeceu o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pelo apoio que Angola fornece ao Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação, reiterando que conta a liderança individual deste Estadista enquanto Presidente da CIRGL na promoção da estabilidade e do desenvolvimento económico na Região.



http://tpa.sapo.ao/noticias/economia/angola-na-mesa-redonda-sobre-investimento-nos-grandes-lagos
Todos Os Direitos Reservados

Viewing all articles
Browse latest Browse all 43461

Trending Articles