Pelo menos 500 cidadãos aderiram durante Junho último aos serviços de testagem voluntária do HIV-SIDA, no município da Matala, província da Huíla, tendo sido diagnosticados 13 casos positivos, seis seropositivos a menos que no mês anterior.
O supervisor do Programa de Prevenção e Combate ao HIV/SIDA, Daniel Leonardo, disse que dos casos positivos, cinco foram diagnosticados em mulheres grávidas.
Segundo a fonte a adesão aos Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) é grande, o que demonstra claramente que há uma certa mudança de consciência dos cidadãos em saber o seu estado serológico, fruto das palestras que têm sido realizadas nas unidades sanitárias.
“Queremos estender os nossos serviços para o interior do município principalmente, na comuna do Mulondo, nas localidades do Quiteve e Matunto por contar com os seus primeiros CATV”, sublinhou.
O município da Matala conta com 17 unidades sanitárias, das quais dois hospitais de referência, quatro centros de saúde, 11 postos de saúde que estão ao serviço de uma população estimada em 222 mil e 880 habitantes.
http://tpa.sapo.ao/noticias/sociedade/quinhentas-pessoas-aderem-a-testagem-voluntaria-do-vih-na-matala
Todos Os Direitos Reservados