O presidente da Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), Fernando da Piedade Dias dos Santos, criticou esta quarta-feira, em Díli os que em Moçambique pretendem legitimar um poder não concedido pelo voto popular.
Fernando Dias dos Santos, que falava na abertura da X Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, exprimiu o seu sentimento quando fazia apologia dos dois momentos sócio-políticos que vivem Moçambique e a Guiné-Bissau.
O político mostrou-se esperançoso que o novo Parlamento instituído na Guiné-Bissau se junte a família parlamentar da CPLP e desejou que o país volte a encontrar o caminho da reconciliação, da estabilidade e do progresso.
Mas, admitiu o líder parlamentar, este clima de paz e tranquilidade não é contudo, e infelizmente, extensivo na sua plenitude ao povo moçambicano que vive um clima de instabilidade, contrariamente aos seus anseios.
Por isso, disse Fernando da Piedade dias dos Santos, "é nosso desejo que esta fase seja ultrapassada e que a porta do diálogo não se feche para levar à razão os que pretendem legitimar um poder não concedido pelo voto dos eleitores moçambicanos".
As eleições moçambicanas estão marcadas para o próximo dia 15 de Outubro, para escolher o novo Presidente, renovar o Parlamento e Assembleias provinciais.
Entretanto, desde 2013, a ala militar da Resistência Moçambicana (Renamo) e o exército enfrentam-se em acções de combate, de que resultam mortos, feridos, levando a pensar na inviabilização do processo eleitoral.
Porém, o presidente do Fórum Parlamentar da CPLP disse acreditar que as eleições se realizem num clima de paz e tranquilidade, em "respeito a vontade indubitável dos dirigentes e de todos nós, amantes da estabilidade".
Fernando Dias dos Santos, presidente do Parlamento angolano, participa na X cimeira dos Chefes de Estado e de Governo na sua condição de líder da Assembleia Parlamentar da CPLP.
http://tpa.sapo.ao/noticias/internacional/presidente-do-parlamento-da-cplp-contra-os-autores-de-instabilidade-em-mocambique
Todos Os Direitos Reservados