Quantcast
Channel: Artigos TPA Notícias
Viewing all articles
Browse latest Browse all 43461

Comandante de trânsito considera crítica circulação rodoviária em Luanda

$
0
0


O Comandante da Unidade de Trânsito de Luanda, superintendente chefe Catarino Roque José Silva, caracterizou o movimento rodoviário, na capital do país, como bastante crítica devido aos actos de indisciplina praticado por determinados automobilistas.

Em entrevista segunda-feira, à Angop, o responsável apontou os taxistas como os maiores mentores dos constrangimentos do trânsito automóvel na cidade.
Outro constrangimento, segundo o oficial, é o número reduzido de estradas secundárias e terciarias que ligam a periferia, onde vive grande parte dos citadinos, para o centro de Luanda.

Apontou cinco eixos viários importantes para Luanda nomeadamente a estrada da Samba, 21 de Janeiro, Deolinda Rodrigues, Ngola Kiluange e Luegi Nconda,  por serem os  mais usados pelos automobilistas que saem da  periferia para o centro da cidade e vice-versa.

O congestionamento, prosseguiu Catarino Roque José Silva, deve-se também devido a inexistência de alternativas em algumas zonas, principalmente nos períodos da manhã, tarde e noite, de e para casa.

Como medidas para o presente ano, a Unidade de Trânsito vai colocar o maior número de efectivo na via pública, no sentido de aumentar a fiscalização com medidas punitivas, instalar em alguns pontos cones, com vista a sinalizar os locais de paragens de embarque e desembarque para os taxistas.

Realçou que as medidas serão sempre acompanhadas com trabalho de sensibilização, aos utentes das estradas, realizado por parceiros de organismos privados, públicos e associações da sociedade civil.

Roque Silva aconselhou aos automobilistas que tenham paciência, principalmente aqueles que acordam cedo para ao serviço da periferia para o centro da cidade.

Por outro lado, acrescentou, que em muitos dos casos membros da mesma família utilizam desnecessariamente, mais de uma viatura quando se deslocam para determinados locais da cidade.

Para o oficial superior da corporação a descentralização de serviços, também poderia ajudar no descongestionamento do centro da cidade.

Dados indicam que circulam cerca de 20 mil viaturas de serviço de táxis ( Azul e Branco), em Luanda, mas apenas quase 15 mil estão licenciadas pelo Governo Provincial de Luanda (GPL).

A Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNVT) tem licenciada mais de 150 mil viaturas, em circulação, na sua maioria turismos.

Fonte: Angop



http://tpa.sapo.ao/noticias/nacional/comandante-de-transito-considera-critica-circulacao-rodoviaria-em-luanda
Todos Os Direitos Reservados

Viewing all articles
Browse latest Browse all 43461