O Ministério da Geologia e Minas de Angola aprovou o contrato mineiro e de investimento da empresa australiana Rift Valley Resources relativo ao projecto de diversos metais de Ozango.
A empresa refere num comunicado que a aprovação do contrato mineiro e de investimento lhe permite a prospecção de metais não ferrosos, elementos de terras raras, metais raros e metais preciosos em 3.670 quilómetros.
O contrato, com validade de cinco anos, com duas extensões de um ano, estabelece que, em caso de descoberta de metais com valor comercial, a Rift Valley Resources poderá solicitar uma licença mineira válida por 35 anos. A área concessionada, 520 quilómetros a sudeste de Luanda e a 70 da cidade do Huambo, dispõe de ligações rodoviárias e ferroviárias de qualidade.
A Rift Valley Resources começou em Janeiro do ano passado a realizar furos de prospecção de terras raras em Longonjo, primeiro local obtido no âmbito do projecto Ozango, onde a empresa recolheu amostras para análises metalúrgicas.
Em 2013, a Rift Valley Resources pagou 154.950 milhões de kwanzas pela totalidade do capital da Sable Minerals Pty Ltd, detentora de uma participação de 70 por cento no projecto Ozango. A área do projecto tem potencialmente cobre, terras raras e ouro, além de minério de ferro e tungsténio.
http://tpa.sapo.ao/noticias/economia/rift-valley-vai-explorar-diamante-em-angola
Todos Os Direitos Reservados