Quantcast
Channel: Artigos TPA Notícias
Viewing all articles
Browse latest Browse all 43461

"A modernidade ignorada. Arquitectura moderna de Luanda”, no Centro Camões

$
0
0


Uma exposição de arquitecturas denominada "A modernidade ignorada. Arquitectura moderna de Luanda" será exposta a 12 deste mês , no Centro Cultural Português, em Luanda.

Trata-se de um trabalho conjunto de investigação universitária que envolve Angola (Universidade Agostinho Neto), Espanha (Universidade Alcalá) e Portugal (Universidade Técnica de Lisboa).

O Centro Cultural Português, em nota de imprensa enviada à Angop, destaca que a exposição será precedida de uma mesa redonda , que reunirá especialistas, académicos, empresas e instituições, que se debruçarão sobre o tema “património arquitectónico moderno”, particularmente o de Luanda, considerado, a nível mundial, um caso singular na aplicação, em grande escala, dos princípios do CIAM (Congressos Internacionais de Arquitectura Moderna).

A nota adianta que o património arquitectónico moderno de Luanda foi concebido por um grupo de jovens arquitectos portugueses, entre 1950 e 1970, em antagonismo com os padrões arquitectónicos dominantes do regime então vigente. Esta corrente, imbuída de uma ideia “transformadora”, concretizou em Luanda um novo conceito de cidade moderna.

O informe acrescenta que este património arquitectónico moderno encontra-se ameaçado.

Segundo os coordenadores, Paz Núñez e Roberto Goycoolea, o projecto nasceu de uma preocupação compartilhada entre arquitectos e historiadores angolanos, portugueses e espanhóis: estudar e divulgar o que foi, ainda é, e pode ser, a ignorada arquitectura moderna subsariana.

Para além da exposição de painéis didácticos e fotografias, o projecto inclui também uma compilação dos estudos já realizados, bem como um catálogo dos edifícios mais representativos e um Web Site (ainda não concluído), onde ficará reunida toda a informação sobre o projecto.

O projecto já foi apresentado, sob diversas formas e iniciativas, em vários países, designadamente Portugal, Espanha, Angola, Chile e Itália.



http://tpa.sapo.ao/noticias/cultura/a-modernidade-ignorada-arquitectura-moderna-de-luanda-no-centro-camoes
Todos Os Direitos Reservados

Viewing all articles
Browse latest Browse all 43461