Os restos mortais do Soba grande de Icolo e Bengo, em Luanda, Adriano Sebastião da Rocha, já repousam na sua terra natal (comuna de Kaculo Kahango), desde a madrugada de hoje, quinta-feira.
Falecido sábado vítima de doença em uma das instituições hospitalares de Luanda, o enterro foi realizado por sobas da região, segundo reza a tradição do sobado.
Antes do seu enterro foram feitas várias homenagens ao malogrado, entre as quais o elogio fúnebre feito pela Administração municipal de Icolo e Bengo e lido pela Administradora adjunta para esfera política e social, Margarida Pedro.
Presentes no acto, estiveram o administrador municipal, Adriano Mendes de Carvalho, o primeiro secretário do MPLA, Luís Vicente, administradores comunais e outros membros da administração local e do partido MPLA.
Durante o elogio fúnebre, foram enaltecidos os feitos do malogrado enquanto nacionalista, patriota e militante do maior partido político do país (MPLA) e, que aderiu aos ideais e feitos da luta pela libertação Nacional.
O soba grande é descendente de uma família de soberanos da região de Kaculo Kahango, proveniente do sobado de Mbanza Kaculo-Kahango, cujo primeiro soberano foi Sebastião Muzambo que reinou durante 105 anos.
O soba grande deixa viúva, seis filhos, 32 netos e oito bisnetos.
http://tpa.sapo.ao/noticias/sociedade/restos-mortais-do-soba-de-icolo-e-bengo-ja-repousam-na-sua-terra-natal
Todos Os Direitos Reservados