A comunidade angolana residente em Itajaí, cidade brasileira de Santa Catarina, sente-se desde domingo, mais próxima de Angola, com a abertura oficial do sinal da TPA Internacional, no âmbito do programa de actividades em saudação ao Dia da Paz e da Reconciliação Nacional (4 de Abril).
Ao tomar da palavra no acto, o cônsul geral de Angola no Rio de Janeiro, Rosário Ceita, referiu que este investimento visa aproximar os 86 angolanos residentes em Itajaí da realidade actual do país.
“Eles estão há 40 anos fora de Angola e precisam desse contacto permanente com a realidade, saber das realizações e do rumo que o país está a tomar e nada melhor do que a comunicação social para manter o cidadão ao corrente dos feitos da sua pátria”, afirmou.
As actividades do Consulado Geral no Rio de Janeiro, em alusão ao 4 de Abril tiveram início em Santa Catarina, numa cerimónia que teve lugar na sede provisória da Associação dos Naturais e Amigos de Angola (ANANG) e que contou com a presença de, pelo menos, 200 pessoas.
A ANANG foi fundada em 1998, com o objectivo de preservar a identidade, cultura e união do grupo de pescadores da Baía Farta e suas famílias, que fugidos da guerra, procuraram refúgio no Brasil, o primeiro país a reconhecer a Independência de Angola, alcançada a 11 de Novembro de 1975.
http://tpa.sapo.ao/noticias/sociedade/sinal-da-tpa-internacional-chega-a-santa-catarina
Todos Os Direitos Reservados