O preço do barril de petróleo Brent (referência para Angola), para entrega em Julho, esteve esta quarta-feira, em alta no Intercontinental Exchange Futures de Londres, a valer 64,10 dólares, mais 0,62 por cento do que no fecho da jornada anterior.
Na terça-feira, o barril de petróleo Brent fechou no mercado de futuros de Londres nos 63,70 dólares, menos 2,48 por cento do que na sessão anterior.
O crude do Mar do Norte, que também serve de referência para a Europa, terminou o dia de terça-feira a recuar 1,62 dólares face a segunda-feira, em que fechou nos 65,32 dólares.
O facto do dólar, a moeda em que é negociado o petróleo, se ter valorizado face a outras divisas também influenciou as negociações. A contribuir igualmente para a queda dos preços do crude na terça-feira estiveram as perspectivas da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) manter inalterada a sua produção, uma decisão que deverá ser conhecida em Junho, durante a reunião em Viena.
O curso do preço do petróleo no mercado internacional perdeu 60 por cento do seu valor entre Junho e Dezembro do ano passado devido a um excesso de oferta no mercado internacional e um enorme excedente das reservas dos Estados Unidos proporcionado pelo “boom” do crude de xisto.
Entre Fevereiro e Maio o preços do crude mantêm, contudo, uma trajectória ascendente, passando de uma média de 40 dólares para 60 dólares por barril.
http://tpa.sapo.ao/noticias/economia/preco-do-brent-sobe-062-na-bolsa-de-valores-de-londres
Todos Os Direitos Reservados