O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, foi recebido na manhã desta terça-feira, em Beijing, pelo presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (Assembleia Nacional), Yu Zhengsheng, com quem analisou aspectos de interesse comum.
Ao expressar os cumprimentos de boas vindas, no Grande Palácio do Povo, Yu Zhengsheng sublinhou o papel pacificador do Presidente José Eduardo dos Santos, ao mesmo tempo que reconheceu a competência do MPLA, evidenciada pela forma como tem traçado as políticas públicas.
"O Presidente José Eduardo dos Santos é um líder africano que goza de prestígio no Continente Africano e no mundo, pois sob a sua liderança e do MPLA Angola tem conseguido grandes êxitos nos últimos anos, em todos os sectores", referiu.
Yu Zhengsheng admitiu que a partir da entrada do novo século, Angola tem registado um desenvolvimento contínuo e estabilidade social, fruto da liderança do Presidente José Eduardo dos Santos e também do seu partido.
O presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (Assembleia Nacional) declarou que esta quarta visita oficial de José Eduardo dos Santos à China trará um grande contributo para impulsionar as relações bilaterais entre os dois países.
Por sua vez, o Chefe de Estado angolano começou por manifestar o seu sentimento de pesar e de solidariedade pelo naufrágio ocorrido recentemente na China, de que resultou a morte de centenas de pessoas.
Expressou ainda a sua alegria e admiração pelo rápido e contínuo desenvolvimento que a China tem registado em todos os domínios da vida, tendo agradecido a forma calorosa como a delegação angolana foi recebida.
De referir que durante a estadia do Chefe de Estado Angolano nas terras de Mao-Tsé-Tung reserva um encontro no Palácio do Povo, onde receberá cumprimentos de boas vindas do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping.
Os dois estadistas manterão um encontro a sós, ao qual se seguirá a troca de discursos que marcarão a abertura das conversações oficias, e posteriormente a assinatura de acordos.
Um jantar oficial a ser oferecido pelo anfitrião, que será antecedido de troca de discursos, marcará o fim da jornada do segundo dia de visita do Presidente da República de Angola à China.
Para quarta-feira, a agenda reserva uma cerimónia de deposição de coroa de flores no Monumento dos Heróis do Povo, seguida de um encontro com o primeiro-ministro da República da China, Li Keqiang.
Na quinta-feira, o estadista angolano desloca-se à cidade de Tianjin, a cerca de 500 quilómetros de Beijing, onde irá visitar a Zona Económica Tecnológica para o desenvolvimento da cidade, devendo regressar à Beijing no mesmo dia.
Já na manhã de sexta-feira será dedicada ao Fórum Económico China/Angola, altura em que José Eduardo dos Santos poderá conceder algumas audiências a entidades chinesas ligadas a grupos empresariais.
http://tpa.sapo.ao/noticias/politica/presidente-jose-eduardo-dos-santos-recebido-por-yu-zhengsheng
Todos Os Direitos Reservados