Quantcast
Channel: Artigos TPA Notícias
Viewing all articles
Browse latest Browse all 43461

Angola e China assinaram acordos em vários domínios

$
0
0


Na base do entendimento que se pretende cada vez mais forte, Angola e China assinaram alguns instrumentos jurídicos que irão permitir o reforço da cooperação nos mais variados domínios, com destaque para o financeiro, agricultura, ensino superior, energia e educação.

Foi também assinado um acordo de facilitação de vistos, instrumento jurídico que vai facilitar a circulação de trabalhadores chineses que labutam em projectos específicos em Angola, bem como daqueles que têm interesses económicos no país. 

Oportunidade ímpar para os dois estados, pois o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, expressou o interesse de Angola em continuar a manter uma relação privilegiada com a China, realizando acções conjuntas no domínio das infra-estruturas básicas e económicas.

José Eduardo dos Santos manifestou este desejo no encontro que manteve com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, no Palácio do Povo, onde foi recebido com 21 salvas de canhões, acto complementado com a entoação dos hinos nacionais dos dois países, passagem em revista às tropas em parada e a fotografia oficial.

O estadista angolano disse que a história tem demonstrado que é na base da confiança e do respeito mútuo que se forjam as relações sólidas e duradouras como a parceria estratégica entre Angola e a China, considerando muito fortes os laços de amizade e solidariedade que ligam os dois países.

“A República Popular da China foi o país que mais depressa compreendeu a situação difícil pós-guerra em que Angola se encontrava em 2002 e qual o apoio que lhe poderia dar para a reconstrução nacional”, evocou.

Fruto desta ajuda, José Eduardo dos Santos assinalou, com satisfação, que em poucos anos Angola conseguiu grandes progressos e hoje o país já é o segundo parceiro da China em África e a China o maior importador mundial de petróleo angolano. 

“Os nossos países têm imensas potencialidades para valorizar e podem ir mais longe, estabelecendo programas bilaterais de cooperação, mais realistas e definindo correctamente as prioridades”, sublinhou.

No prosseguimento da sua visita oficial à China, iniciada segunda-feira, José Eduardo dos Santos foi recebido na manhã de hoje pelo presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (Assembleia Nacional), Yu Zhengsheng, com quem analisou aspectos de interesse comum.

Ao expressar os cumprimentos de boas vindas, no Grande Palácio do Povo, Yu Zhengsheng sublinhou o papel pacificador do Presidente José Eduardo dos Santos, ao mesmo tempo que reconheceu a competência do MPLA pela forma como tem traçado as políticas públicas.

A par deste encontro, o estadista angolana manteve um encontro com o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, com quem analisou igualmente aspectos inerentes ao reforço da cooperação entre os dois países.

Ao primeiro-ministro chinês, José Eduardo dos Santos manifestou o desejo de aprofundar as relações para que a parceria estratégica entre Angola e China venha a constituir-se num modelo de cooperação eficaz para ambos os países e uma referência para toda a África.

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/politica/angola-e-china-assinaram-acordos-em-varios-dominios
Todos Os Direitos Reservados

Viewing all articles
Browse latest Browse all 43461