Perto de 55 mil alunos de 40 escolas públicas de Luanda serão atendidos até Novembro do ano em curso pelo "programa saúde escolar”.
A iniciativa é da multinacional Unilever e começa a ser implementada ainda este mês, segundo fonte da organização.
O projecto, que vai já no terceiro ano consecutivo conta com o apoio institucional das direcções da educação e da saúde de Luanda.
De acordo com Gerrie Kapfidze, um dos responsáveis da Unilever, no âmbito da estratégia do Executivo Angolano e aos desígnios da Organização Mundial da Saúde (OMS), assente na melhoria das condições de saúde e higiene, a multinacional criou o programa de Saúde Escolar.
A Unilever passou a direccionar uma atenção especial as crianças em idade escolar, bem como o meio e escolas a que elas frequentam, cultivando nelas bons hábitos de higiene.
“Para a Unilever, o facto de a saúde e a desnutrição impedir as crianças de frequentarem a escola e de aprender é um factor preocupante. Através dos seus principais produtos, Lifebuoy (bactericida) e Pepsodent (pasta dentífrica), a marca criou este projecto. Achamos que quando às crianças aprendem fazendo e a brincar, absorvem mais conhecimentos”, disse Gerrie Kapfidze.
O programa de educação sanitária nas escolas contempla música, um calendário e certificados, “tudo isto produzido por elas com ajuda dos professores”, reforçou a responsável.
Durante 10 minutos os promotores entram nas salas de aula, com o auxílio dos professores explicam às crianças como e quantas vezes ao dia devem escovar os dentes e a importância deste acto.
De seguida elas são ensinadas quanto a importância da lavagem das mãos. Quais as ocasiões mais importantes para o simples acto de lavagem das mãos e como podem ajudar outras crianças a prevenirem-se de doenças, lavando às mãos frequentemente.
De forma a envolver os pais, estes são obrigados a preencher um termo de responsabilidade “uma estratégia que a Unilever encontrou para que eles possam ter conhecimento e acompanhar as crianças”, adiantou Kapfidze.
Durante vinte e um dias, às crianças preenchem um calendário de todos os momentos em que lavaram às mãos e os dentes.
Em Luanda, o programa de saúde escolar teve o seu primeiro arranque em Setembro de 2013.
Fonte: Angop
http://tpa.sapo.ao/noticias/sociedade/programa-de-saude-escolar-arranca-este-mes
Todos Os Direitos Reservados