Quantcast
Channel: Artigos TPA Notícias
Viewing all 43461 articles
Browse latest View live

Hollywood ainda exclui as mulheres

$
0
0


Menos de um terço das personagens dos filmes de Hollywood de maior sucesso nas vendas de bilheteira são mulheres e as realizadoras ainda não têm protagonismo nestas produções, revelou ontem um estudo da Universidade da Carolina do Sul.

As pesquisadores da universidade examinaram 700 filmes de sucesso nas bilheteiras, que estrearam entre 2007 e 2014, para medir a extensão da diversidade de género e ética. A pesquisa concluiu que Hollywood permanece muito dominada por homens brancos e apelou por um maior activismo para fazer com que o cinema seja uma reflexão mais real da sociedade americana.

“Dos 100 filmes de maior sucesso de 2014, menos de um terço das personagens eram do sexo feminino e 26,9 por cento eram de um grupo étnico/racial sub-representado.”

O estudo destaca ainda que no período de 2007 a 2017, as mais de 30 mil personagens com fala, apenas 30,2 por cento eram femininas. No ano passado, apenas 28,1 por cento das personagens eram femininas e três quartos delas pareciam ter menos de 40 anos, acrescenta.

Além disso, destaca, apenas 28 mulheres trabalharam como realizadoras nesses 700 filmes, com destaque para Angelina Jolie, Nora Ephron e Kathryn Bigelow.

“Apenas nos top 100 filmes de 2014, dois deles eram realizados por mulheres”, lastima.

Em quesitos raciais e étnicos, o estudo descobriu que 5,8 por cento dos realizadores, entre 2007 e 2014, eram negros ou afro-americanos e 2,5 por cento asiáticos. “No top 100 filmes em 2014, 17 não tinham nenhuma personagem negra e mais de 40 não tinham um asiático”, acrescentam.

Fonte: Reuters



http://tpa.sapo.ao/noticias/cultura/hollywood-ainda-exclui-as-mulheres
Todos Os Direitos Reservados

Proposta de Lei sobre a Liberdade de religião, Crença e Culto vai a discussão pública no Bié e Huambo

$
0
0


A Proposta de Lei sobre a Liberdade de Religião, Crença e Culto será submetida entre segunda-feira e terça-feira a apreciação, discussão pública nas províncias do Bié e do Huambo, numa iniciativa do Ministério da Cultura.

Segundo uma nota do Ministério da Cultura enviada à Angop, a equipa da comissão interministerial liderada pelo director do gabinete jurídico da cultura, Aguinaldo Cristóvão, integrando o director geral do Instituto Nacional para os Assuntos Religiosos, Manuel Fernandes, e membros do Ministério da Justiça e Direitos Humanos, terá, em dois dias, também a missão de recolha de contribuições da sociedade civil para o ajustamento da proposta que será submetida a Assembleia Nacional para discussão e aprovação.   

A proposta de revisão foi deliberada pela Comissão Interministerial que se encarregou do estudo, tratamento e implementação das medidas tendentes ao controlo e acompanhamento do fenómeno religioso, que permitiu consultar e analisar a legislação comparada dos países de França, Cabo Verde, Portugal, Brasil e Estados Unidos.

O diploma comporta seis capítulos, apresentados em 70 artigos, lembrando que a Lei vigente sobre a liberdade de religião crença e culto nº 2/4 de 21 de Maio, foi elaborada em função ao contexto histórico do país e, comporta quatro capítulos com 18 artigos.

Entre os pressupostos plasmados na proposta consta o facto de o Estado garantir a protecção dos bens religiosos registados como sendo de confissões religiosas legalmente constituídas e adopta medidas preventivas e de salvaguarda desses bens classificados.

De acordo com o diploma, às confissões religiosas assiste o direito de audiência prévia, na determinação da execução de obras necessárias para corrigir más condições de salubridade, solidez ou segurança contra o risco de incêndio e na classificação de bens religiosos como sendo de valor cultural.

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/cultura/proposta-de-lei-sobre-a-liberdade-de-religiao-crenca-e-culto-vai-a-discussao-publica-no-bie-e-huambo
Todos Os Direitos Reservados

Espectáculo musico-cultural homenageia Teta Lando

$
0
0


Um espectáculo musico-cultural que visou homenagear, à título póstumo, o artista e compositor angolano Alberto Teta Lando, foi realizado neste sábado no cine clube de Mbanza Congo, província do Zaire, numa promoção da Direcção local da Cultura.

Durante o show, mais de duas dezenas de artistas locais, acompanhados pela Banda Apocalipse, interpretaram alguns trechos musicais de Teta Lando, falecido em Julho de 2008.

Entre os artistas que subiram ao palco destacam-se o Nelo Morgado, Dom Tomás, Sílvio e Doutor Monte, que cantaram e encantaram o público presente com músicas “Desportivo de São Paulo”, “Ntoyo”, “Tuzolana kweto”, “Nzinga yi Nzinga”, “Um assobio Meu”, entre outros sucessos.

No final do espectáculo, o chefe de departamento provincial de arte e acção cultural, Domingos Miguel Massala, referiu que o evento visou homenagear o malogrado, pelo seu contributo para a cultura nacional.

“Sabemos que Teta Lando foi um dos ícones da música angolana, portanto, a homenagem visou recordar os seus feitos à causa da música e cultura nacional”, reiterou.

Informou que actividades idênticas serão contínuas nos próximos dias, devendo também homenagear outros artistas do país.

Alberto Teta Lando nasceu a 2 de Junho de 1948 em Mbanza Congo, capital da província do Zaire. Em vida desempenhou as funções de presidente da União Nacional de Artistas e Compositores (UNAC).

Entre os sucessos constam as músicas como “Kinguibanza”, cantada em 1964 em língua nacional Kimbundu, “Um Assobio Meu”, “Negra de Carapinha Dura”, Angolano Segue em Frente”, “Reunir”, “Eu vou Voltar” e “Tata Nkento”.

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/cultura/espectaculo-musico-cultural-homenageia-teta-lando
Todos Os Direitos Reservados

Yuri da Cunha realiza períplo pela Europa

$
0
0


O músico e compositor Yuri da Cunha, continua a sua digressão artística pela Europa, mais concretamente por Portugal, com a finalidade de efectuar o lançamento do seu novo álbum de originais, “O Intérprete”.

Durante a sua estadia em Portugal, e depois de ter registado lotação esgotada nas duas apresentações no Coliseu dos Recreios, o autor de “Makumba”, esteve na Praia da Vitória, nos Açores, onde milhares de portugueses e não só tiveram a oportunidade de cantar e dançar as melhores músicas do seu vasto reportório.

Na sua página pessoal na rede social do Facebook, Yuri da Cunha partilhou imagens que retrataram a sua actuação na Praia da Vitória. No decorrer dos seus 20 anos de percurso artístico, Yuri da Cunha já foi galardoado com prémios como Melhor Videoclip da RTP, Melhor Música do Ano dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (na Holanda), Melhor Disco do Ano, Melhor Produção Discográfica, Melhor Semba ou ainda Melhor Kizomba.

Fonte: JA



http://tpa.sapo.ao/noticias/cultura/yuri-da-cunha-realiza-periplo-pela-europa
Todos Os Direitos Reservados

Qualidades do Presidente da República enaltecidas no Uíge

$
0
0


O analista político e professor universitário Belarmino Van-Dúnem destacou sábado, na cidade do Uíge, a capacidade de liderança do Presidente da República na diplomacia externa e na atracção de investimento estrangeiro para o país, reduzindo assim os efeitos da crise provocada pela baixa do preço do petróleo no mercado internacional.

Belarmino Van-Dúnem, que falava no decorrer de uma mesa-redonda sobre “A liderança do Presidente da República na diplomacia e na atracção de investimento estrangeiro para o país”, promovida pelo secretariado provincial do Uíge do Movimento Nacional Espontâneo, disse que as estratégias do Presidente José Eduardo dos Santos na captação de investimento estrangeiro têm vindo a contribuir na continuidade da estabilidade social e na criação de melhores condições de vida para os angolanos.

“O Presidente da República, enquanto estadista, não tem poupado esforços na busca de soluções para garantir a estabilidade social, económica e financeira do país e, por isso, é necessário que os angolanos participem, contribuam e confiem na liderança e estratégias do Presidente José Eduardo dos Santos, para que o país continue a trilhar rumo ao desenvolvimento”, disse.

O analista político explicou que a recente visita do Presidente da República à China e aos Emirados Árabes Unidos vai facilitar a resolução dos vários problemas que o país enfrenta, sobretudo nos domínios financeiro, económico e agrícola.

Durante a mesa-redonda, que contou com a presença de mais de 1.500 pessoas, entre académicos, estudantes, membros do Governo Provincial, autoridades tradicionais, entidades religiosas e magistrados, foi criado um espaço denominado “Café na Caneca” para a promoção de debates e diálogos construtivos no seio da juventude e de todos os cidadãos em geral.

O secretário provincial do Uíge do Movimento Nacional Espontâneo, Manuel Figueiredo Mateus, avançou que o programa vai ser realizado uma vez por mês com o objectivo de abordar temas transversais, para que a organização preste um serviço relevante e de interesse público aos cidadãos, aconselhando a juventude a não se deixar enganar pelos discursos falaciosos, bem como divulgar e difundir os feitos do patrono do Movimento Nacional Espontâneo, o Presidente José Eduardo dos Santos.

Manuel Figueiredo apelou à juventude a abraçar o espaço, para que cada um possa aprender mais e levar consigo ideias construtivas para o desenvolvimento da província. “É preciso que os cidadãos não se deixem levar pela desordem e confusão, porque travam a marcha do crescimento do país e da província em particular e, por isso, apelamos aos jovens para apostarem mais na formação académica, tecnológica e profissional, para que contribuam com o seu saber no desenvolvimento do país”, disse.



http://tpa.sapo.ao/noticias/politica/qualidades-do-presidente-da-republica-enaltecidas-no-uige
Todos Os Direitos Reservados

Zaire conquista o prémio de melhor munícipio

$
0
0


A Feira dos munícipios e cidades de Angola terminou neste domingo em Luanda e a província do Zaíre foi a grande vencedora. De acordo com a organização o evento ultrapassou as expectativas.

Durante quatro dias, foi possivel ver o pontencial dos cento e sessenta e dois municipios presentes na segunda feira dos munícipios e cidades de Angola.

Cada um ao seu jeito trouxe o que de melhor se produz na sua região. A viagem de apenas uma hora, levou os visitantes a percorrerem pelas dezoitos províncias do país e os expositores a trocarem experiências e a realizar negócios.

As caracteristaicas culturais, traduzidas em hábitos e custume de cada uma, levou a premiação da província da Lunda Norte mas foi o Zaire o grande vencedor da feira dos munícipios e cidades.

“Nós nos preparamos muito bem, coordenei pessoalmente com a minha equipa técnica e nós não esperamos chegar o dia, começamos a trabalhar com antecedência para que púdessemos ter um bom resultado”, referiu Joanes André, governador do Zaire.

Para quem investiu na feira, fica aqui os ganhos pela dedicação e trabalho. Entretanto, foi o Ombadja que arrebatou o prémio de melhor município, O massango e massambala são as grandes referencias desta localidade.

Visitar as dezoito províncias do país em apenas uma hora nunca foi tão fácil, isto porque a segunda feira dos munícipios e cidades trouxe a Luanda, cada uma delas.

O olhar, recaiu ainda para o turismo que pode ser uma alternativa ao desenvolvimento económico de várias regiões do país.

“Portanto, há aqui uma demostração que há uma grande capaciadade, há um grande pontecial e com algum apoio das instituiçoes centrais nomedamente ligadas ao comércio, no escoamento dos produtos se pode ir muito longe. Temos a participação de todos os munícios apenas com insenção de um um governo provincial não esteve presente e também acho que devemos elogiar a ligação que houve entre a feira dos munícipios e a feira do turismo”, sublinhou Bornito de Sousa, Ministro da administração do território.

As portas da Filda fecham-se com um saldo positivo em termos de números de visitantes e negocios realizados pelos expositores.

“O Nosso balanço foi altamente positivo, de facto conseguimos aqui provocar uma espécie de competição positiva entre os diversos munícipios para que eles vêm na possibilidade de aumentar o esforço para o desenvolvimento econômico dos seus munícipios como forma de encontrar soluções para os problemas sociais e ambientais que possam acontecer”, disse Matos Cardoso, PCA da FIL.

Na segunda feira dos munícipios e cidades de Angola, Okavango 2015, o pontencial agrícola foi o que mais se evidenciou.




http://tpa.sapo.ao/noticias/economia/zaire-conquista-o-premio-de-melhor-municipio
Todos Os Direitos Reservados

Reino Unido acusa a Espanha de invadir águas territoriais de Gibraltar

$
0
0


Um novo problema diplomático entre o Reino Unido e a Espanha envolvendo Gibraltar eclodiu neste domingo (9). Em um comunicado, Londres acusou navios espanhóis de terem invadido as águas do território britânico ultramarino na península ibérica.

“As repetidas incursões nas águas territoriais britânicas de Gibraltar são uma clara violação da soberania do Reino Unido por outro país da União Europeia. Nós vamos tratar disto como uma questão de urgência com as autoridades espanholas”, afirmou em nota o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Hugo Swire.

A violação territorial teria acontecido quando um barco e um helicóptero espanhóis perseguiam uma outra embarcação também da Espanha, supostamente por ter possivelmente cometido algum crime. No entanto, a chancelaria do Reino Unido alega não ter recebido qualquer tipo de notificação oficial sobre o facto.

O território de Gibraltar fica ao sul da Península Ibérica e foi cedido pela Espanha ao Reino Unidos em 1713 pelo Tratado de Utrecht.

No entanto, Madrid recentemente voltou a reivindicar a soberania sobre a região. Em 1967, a população em referendo optou maciçamente por continuar sob o governo britânico. Já em 2002, uma nova votação rejeitou com 99% dos sufrágios a possibilidade de partilha da soberania. Desde então, os gibraltinos têm negociado com as autoridades do Reino Unido uma maior autonomia.

Fonte: Sputnik



http://tpa.sapo.ao/noticias/internacional/reino-unido-acusa-a-espanha-de-invadir-aguas-territoriais-de-gibraltar
Todos Os Direitos Reservados

Mais de 200 expositores inscritos para a feira de artesanato do Dondo

$
0
0


Entre os inscritos estão cesteiros, ferreiros, oleiros, sapateiros, tecelões pintores, decoradores e industriais, para além de outras categorias que vão expor os seus produtos na feira que anualmente decorre num recinto situado paralelamente ao rio Cuanza.

No sentido de dar corpo a esta iniciativa duzentos e sessenta artesões do município de Cambambe, província do Cuanza Norte, confirmaram presença na sexta edição da feira de artesanato da cidade do Dondo, que este ano decorrerá de 28 a 30 deste mês.

De acordo com o responsável da cultura em Cambambe, Ginilson da Costa, informou os expositores começaram a ser cadastrados em Maio pela administração municipal de Cambambe, no quadro dos esforços de criação de melhores condições de comodidade.

Reiterou que os inscritos são apenas artistas do município anfitrião, aguardando-se pela presença de expositores de outras partes do país, à semelhança das edições anteriores, sendo que este ano a inovação recai para o sector da educação, convidado a participar com obras produzidas na disciplina de educação visual e plástica.

Ginilson da Costa realçou a importância da feira, dado o interesse dos expositores e o facto de ser já uma tradição, numa altura em que a prática de artesanato já cativa a adesão de jovens.

O certame, que é uma realização do Ministério da Cultura, abarcará, igualmente, um espaço de exposição de produtos agrícolas e de caça para o estabelecimento de uma simbiose entre os vários segmentos sociais.

A feira de artesanato do Dondo é um evento que foi retomado em 2010, tendo como finalidade reviver uma prática ancestral que remonta do Século XVII, período em que se traduziu num importante entreposto comercial, absorvendo mercadorias idas de vários pontos do país.

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/cultura/mais-de-200-expositores-inscritos-para-a-feira-de-artesanato-do-dondo
Todos Os Direitos Reservados

Vítimas dos conflitos na Síria chegam a 240 mil - OSDH

$
0
0


O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) divulgou novos números da guerra civil na Síria.

A ONG com sede em Londres afirmou que os conflitos na Síria já fizeram 240 mil vítimas, sendo 71,8 mil civis, incluindo 12 mil menores de idade.

O relatório do OSDH revelou que pouco mais de um terço deste total é formado por representantes das forças do governo sírio, que teriam perdido 88,6 mil membros. As baixas entre os grupos rebeldes chegam a 42,3 mil e entre os milicianos estrangeiros alcançam 34,4 mil. Há ainda outras três mil vítimas fatais cuja origem é desconhecida.
Os desaparecidos são 30 mil, segundo o documento da ONG. Deste total, acredita-se que 20 mil pessoas possam estar encarcerados sejam pelas forças leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad, ou pelos grupos rebeldes, incluindo jihadistas do Estado Islâmico.

Amanhã, terça-feira (11), o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, receberá em Moscovo o chanceler da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir, para discutir o problema sírio.

Ambos vão abordar também a estratégia de combate ao Estado Islâmico.

Fonte: Sputnik



http://tpa.sapo.ao/noticias/internacional/vitimas-dos-conflitos-na-siria-chegam-a-240-mil-osdh
Todos Os Direitos Reservados

Angola pode deixar de importar produtos agro-pecuários-Fernando Teles

$
0
0


O presidente do Conselho da Administração do Banco Internacional de Comércio (BIC), Fernando Teles, considerou este domingo no Lubango, província da Huíla, de pertinente que Angola deixe de importar produtos agro-pecuários, uma vez existir províncias com capacidade para abastecer o mercado nacional.

Fernando Teles teceu tal consideração durante a feira agro-pecuária que decorre naquela cidade, desde sábado.

O dirigente do Banco BIC destacou a importância do facto do governo estimular os empresários nacionais, para que eles possam produzir cada vez mais e alavancar a economia nacional.

“O exemplo é esta feira que anualmente é realizada no sul de Angola, pois ela tem uma grande importância para a diversificação da economia”, realçou o bancário.

A fonte frisou que em Angola já existem regiões que produzem grandes quantidades de carne, leite, ovos e outros produtos derivados de bovinos. 

Lembrou que a província da Huíla possui condições necessárias para produzir e fazer reduzir a importação dos produtos agro-pecuários, porquanto existem fazendeiros com capacidade de investimento no sector.

Reiterou a determinação do seu banco em continuar a prestar apoios aos empresários agro-pecuários, uma vez existir uma carteira de crédito agrícola, através do Programa “Angola Investe”.

A feira agro-pecuária junta, em exposição, 560 animais, entre os quais 365 bovinos, 100 caprinos, 50 ovinos, 20 suínos e 30 equinos (cavalos), além de outros mil que serão leiloados.

Estão ainda em exposição maquinaria e equipamentos agrários e factores de produção agro-pecuária, bem como serão realizadas as sétimas jornadas técnicas de bovinicultura. Haverá ainda aulas de equitação para crianças com deficiência congénita.

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/economia/angola-pode-deixar-de-importar-produtos-agro-pecuarios-fernando-teles
Todos Os Direitos Reservados

Chulé pode ajudar no combate à Malária

$
0
0


Mais de 580 mil pessoas morrem anualmente por conta da Malária, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Porém, este número tende a diminuir conforme os holandeses Bart Knols e Renate Smallegange aprofundam suas pesquisas a respeito do chulé.

A relação pode parecer 'sem pé nem cabeça' porém, os especialistas descobriram que certas espécies dos mosquitos transmissores da doença são atraídos pela fragrância dos pés.

Os estafilococos são as bactérias mais comuns nas solas, principalmente em torno da base dos dedos, o que pode explicar por que esta região é uma das mais fedorentas. E, são exatamente eles os que atraem mais mosquitos.

Entre as soluções dadas pelos pesquisadores, pensou-se em combater estas bactérias típicas dos pés para ajudar a combater a malária. Ou, até mesmo, montar armadilhas com meias para desviar o foco dos vetores da doença.

Um pequeno teste está sendo realizado na ilha de Rusinga, no Quênia, para analisar se as armadilhas podem matar ou distrair uma quantidade de mosquitos suficiente para reduzir os índices de picadas e infecções.

Fonte: AFP



http://tpa.sapo.ao/noticias/ciencia/chule-pode-ajudar-no-combate-a-malaria
Todos Os Direitos Reservados

Pérola reúne 42 duas mil pessoas em sua estreia no Festival Meo Sudoeste em Portugal

$
0
0


Focada na conquista do mercado Europeu, a cantora Pérola fez a sua estreia no Festival MEO Sudoeste em Portugal neste fim-de-semana e conseguiu reunir em seu show cerca de 42 mil pessoas, segundo dados da organização.

Pérola deu um show de talento e voz, revelando toda a sua sensualidade enquanto cantava sucessos do seu mais recente trabalho 'Mais de Mim' e também do seu álbum 'Cara e Coroa'.

“Como qualquer outro artista acho que o objectivo é conquistar o mundo e graças à Deus já comecei a concretiza-lo, com vários shows que estão a ser feitos por Portugal. Estou muito feliz e vou continuar a fazer espectáculos pela Europa e a divulgar o Cd 'Mais de Mim’, realçou.

A cantora adiantou que brevemente irá regressar a Portugal para mais concertos. “Depois deste show vem ai o Team de Sonho em Portugal e aos poucos penso que vou conseguir conquistar o público Português”, confessou Pérola.

O público Português aplaudiu e cantou em coro as músicas de Pérola, vibrando com os seus passos de dança. “O público (Português) é muito afectivo, e graças à Deus recebeu bem as minhas músicas e acompanhou-me durante todo show. Estou realmente muito satisfeita e muito feliz por ver o meu trabalho a ser valorizado em vários cantos do mundo”, agradeceu a cantora.



http://tpa.sapo.ao/noticias/cultura/perola-reune-42-duas-mil-pessoas-em-sua-estreia-no-festival-meo-sudoeste-em-portugal
Todos Os Direitos Reservados

Eleições legistilativas no Haiti marcadas por incidentes

$
0
0


Fraca participação, atrasos e vários incidentes, por vezes violentos. Foi desta forma que decorreram as eleições legislativas no Haiti, as primeiras desde a chegada de Michel Martelly à presidência.

Mas o país regressou à normalidade constitucional ao concretizar o escrutínio que deveria ter acontecido há quatro anos. Disputas entre o executivo, a presidência e a oposição resultaram em sucessivos adiamentos do acto eleitoral.

Nestas eleições, nem tudo correu pelo melhor. A indicação foi dada pelo próprio chefe de Estado quando exerceu o seu direito de voto. “Espero que a Comissão Eleitoral esteja melhor organizada na eleição presidencial”, afirmou Martelly.

As presidenciais são já em Outubro.

Vandalismo e outros distúrbios, nestas legislativas, que serviram para escolher 2/3 do senado e a câmara baixa, obrigaram ao encerramento prematuro de várias assembleias de voto.

Fonte: Reuters



http://tpa.sapo.ao/noticias/internacional/eleicoes-legistilativas-no-haiti-marcadas-por-incidentes
Todos Os Direitos Reservados

Histórias de um percurso dedicado ao jornalismo ao longo dos quarenta anos

$
0
0


"Angola quarenta anos" foi o tema eleito pelo telejornal deste domingo para uma reflexão sobre o contributo dos jornalistas na edificação do país ao longo destas quatro décadas.

Ao longo dos quarenta anos de independência nacional, os jornalistas dedicaram-se na missão de levar ao público os factos e acontecimentos que ocorreram no país.

“Juntei-me a pleia de jovens que tentaram dar o seu  melhor para que púdessemos ter um jornalismo o mais independente possível, o mais identificado possível com a realidade, mas sobretudo com os anseios do povo angolano”, sublinhou  Manuel Augusto, Jornalista.

“Foi um dos jornalismos adapatado as circusntâncias em que nós estavamos a viver. No acto da proclamção da independência ouvia-se os soar dos canhões em Kifangondo e por outro lado, havia a invasão Sul africana , portanto, não poderia ser outra posição  dos jornalsitas, as pessoas estavam envolvidas neste proceso de comunicação que participa do processo de mobilização de todo o povo para defender esta conquista fundamental”,  referiu   Adelino de Almeida, Jornalista.

"Quarenta anos de independência, significam quarenta anos de definição daquilo que nós queriamos para o jornalsimo angolano. Que era no princípio e quando o país vivia o período da guerra. Era a defesa dos interesse do estado na vertente do alcance da paz,  agora numa época em que já ha o zaping, em que já há  um pouco mais de abertura em termos de mercado e dos órgãos de comunicação social, hoje estamos numa nova guerra que são as guerras das audiências”, referiu o apresentador de televisão, Ernesto Bartolomeu.

“Dos quarenta nos de independencia que angola tem, trinta deles eu, vivi e vivo como jornalista. Eu tive o privilégio de ser jornalsita em que se desenrolavam acontecimentos extremamente importantes para nós”, declarou,  Luisa Rogério Jornalista

O jornalismo de 1995, passou por distintas fases históricas com realce para o período de guerra. Uma das fases mais difíceis que a classe enfrentou. Alguns dos programas que se destacaram na altura, foram “Opção”, da Televisão Pública de Angola e o “Angola combatente”  da Radio Nacional de Angola,

“Angolanos, a partir de Luanda, este é o programa de todos vós, o Angola combatente”, recordou, Octavio Pedro Capapa, Jornalista da Rádio Nacional de Angola.

Uma trajetória que já leva três décadas.

Luisa Damião foi a primeira mulher a ocupar o cargo de directora e administradora para área de informação de um órgão público, no caso, a Agência de Notícias, Angolapress- Angop.



“Em outros casos, confundimos um pouco o jornalismo com a invasão da vida privada das pessoas, com a difamação, com a calunia e pensamos que nós temos que pereceber e passar a mensagem de que o jornalsimo deve ser exercido com responsabilidade, com insenção, com objectividade, clareza e precisão necessária, porque nós aprendemos na academia que o jornalismo são factos”, lembrou Luisa Damião.

Já Mariana Ribeiro, que neste momento exerce a função de acessora na Televisão Pública de Angola, referiu que:

“Nós os jornalsitas temos um papel muito importante, um papel determinante para ajudar o país a crescer. Somos nós que temos que levar esta mensagem a toda a nação, ajudar a pacificação dos espíritos e penso que só com os jornalista unidos, conscientes, seremos capazes de triunfar esta nobre tarefa que é unir o país, consolidar o país em termos democráticos fazer com que tudo funcione, que as nossas instituições políticas, democráticas funcione, que se respeitem os órgãos de soberania, as pessos mais velhas”.
Ao longo dos quarenta anos de independência, os jornalisitas acompanham o percurso historico de Angola, ao cumprir com o seu dever do dia-a-dia a informar.




http://tpa.sapo.ao/noticias/sociedade/historias-de-um-percurso-dedicado-ao-jornalismo-ao-longo-dos-quarenta-anos
Todos Os Direitos Reservados

Explosão no aeroporto de Cabul faz cinco mortos

$
0
0


A explosão que teve lugar nesta segunda-feira no aeroporto internacional de Cabul matou pelo menos cinco pessoas.

O movimento islamista Talibã reivindicou a responsabilidade pelo atentado, informam fontes locais.

As tensões internas no movimento aumentaram com o anúncio da morte do ex-líder talibã, Mullah Omar.

Equipas de socorro trabalham no local da explosão, que ocorreu na entrada ao aeroporto. Ainda não há informações concretas, porém fontes oficiais temem que haja muitos mortos.

A situação no Afeganistão piorou neste ano, com o fortalecimento das organizações terroristas Talibã e Estado Islâmico, que tem ocorrido desde a retirada das tropas da OTAN, que começou em dezembro de 2014. Contudo, hoje militares da Aliança Atlântica continuam presentes no país, como uma missão de suporte às Forças Nacionais de Segurança do Afeganistão.

Fonte: Sputnik



http://tpa.sapo.ao/noticias/internacional/explosao-no-aeroporto-de-cabul-faz-cinco-mortos
Todos Os Direitos Reservados

Estudo chinês associa comida picante à longevidade

$
0
0


O consumo regular de comida picante estaria associado à longevidade e a um risco menor de câncer, doenças coronarianas ou respiratórias, segundo um estudo chinês publicado pela revista britânica BMJ, mas questionado por alguns especialistas.

Os próprios responsáveis pelo estudo advertiram que é muito cedo para tirar uma conclusão definitiva sobre os potenciais benefícios da 'dieta picante' e defenderam mais pesquisas.

"Nossa análise mostra uma correlação invertida entre o consumo de comida condimentada e a mortalidade global, assim como com certas causas de morte, como o câncer ou as doenças coronarianas e respiratórias", afirma a equipe responsável pelo estudo.

A partir de um grupo de 490.000 chineses com idades entre 30 e 79 anos, observados em média por sete anos, o estudo afirma que "aqueles que consomem alimentos condimentados quase todos os dias têm 14% menos possibilidades de morrer que aqueles que comem alimentos picantes menos de uma vez por semana".

A associação vale tanto para homens quanto para mulheres e é ainda mais importante para os que consomem comidas picantes mas não bebem álcool.

O consumo frequente de comida picante também foi associado no estudo especificamente a um risco menor de morte por câncer, doença coronariana ou respiratória.

A pimenta, o condimento mais utilizado na China, contém capsaicina, que segundo os coordenadores da pesquisa também ajudaria a combater a obesidade, além de ter efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e contra o câncer.

Apesar do número considerável de pessoas observadas, o estudo apresenta alguns pontos frágeis, em particular a falta de informações detalhadas sobre a composição das refeições dos participantes.

"Não sabemos se as correlações observadas são resultado directo do consumo de pimenta ou a simples consequência de outros elementos favoráveis da alimentação que não foram levados em consideração", comentou Nita Forouhi, uma especialista em Nutrição da Universidade de Cambridge.

Fonte: AFP



http://tpa.sapo.ao/noticias/ciencia/estudo-chines-associa-comida-picante-a-longevidade
Todos Os Direitos Reservados

Bolsa e euro em alta, petróleo a negociar abaixo dos 44 dólares

$
0
0


As bolas europeias abriram em alta, num dia em que o euro avança impulsionado pelos sinais de crescimento nas quatro maiores economias europeias.

O petróleo negoceia esta segunda-feira abaixo dos 50 dólares, penalizado pelo excesso de oferta.

Bolsas europeias abrem em alta

O PSI-20 soma esta segunda-feira, 0,27% para 5.604,78 pontos, em linha com nas bolsas europeias. O Stocxx 600 sobe 0,36% para 398,49. O índice espanhol Ibex ganha 0,54% para 11.238,70 e o germânico Dax avança 0,46% para 11.543,30 pontos.

A Bolsa portuguesa segue com 13 cotadas em alta, três a cair e duas inalteradas. O principal índice do país está a ser impulsionado pela Jerónimo Martins, pelos CTT e pela Portucel.

Juros da dívida a 10 anos aumentam

Os juros da dívida soberana avançam 10 pontos base, para 2,463%, uma tendência acompanhada pela "yield" de Espanha, que soma 0,2 pontos base para 1,988%.

O "renovado apetite" por títulos da dívida europeus, incisivamente aqueles com taxas de juro negativas, é suportado por expectativas de queda da inflação e de um pior crescimento económico, dada a "crónica" fraca procura e produtividade na região, escreve a Bloomberg, salientando também que as taxas de juros negativas na zona euro se tornaram "um facto da vida".

Moeda única avança sustentada em expectativas de recuperação económica da Zona Euro

O euro avança 0,02% para 1,0964 dólares, numa altura que as maiores economias da Zona Euro dão sinais de recuperação económica.

"Pelo primeiro verão desde que [Mario Draghi] tomou posse como presidente do Banco Central Europeu, as quatro maiores economias da região estão a crescer, impulsionadas por um euro mais fraco e pela diminuição dos preços do petróleo, o que está a aumentar o consumo ", escreve a Bloomberg.

Brent negoceia a menos de 50 dólares por barril

O Brent, negociado em Londres, perde 0,49% para 48,47 dólares por barril, enquanto o WTI, que serve de referência ao mercado dos EUA, recua 0,48% para os 43,60 dólares por barril.

A queda no preço do petróleo acontece numa altura em que há sinais de uma aumento da produção nos EUA, o que irá reflectir-se no aumento da oferta da matéria-prima, penalizando os preços.

"É ainda uma questão de oferta", sustenta Jonathan Barrat, analista da Ayers Alliance Securities, salientando que "não há boas-notícias para o petróleo".

Cobre recua penalizado pela diminuição da procura do mercado chinês

Cobre cai 1,1% para 5,118 dólares por tonelada, numa altura em que a procura pela matéria-prima pela China, que representa cerca de 40% da procura global, diminui.

Os números mostram que a procura de matérias-primas na China não está a melhorar, apesar das medidas governamentais para travar o desacelerar da economia chinesa, escreve a Bloomberg.

"As condições da procura vão continuar a ser muito desafiantes nos próximos anos", considera Marl Pervan, analista citado pela agência, acrescentando que enquanto a economia chinesa não estabilizar "o mercado continuará inalterado no que toca aos preços das matérias-primas".

A travar a queda dos preços está a redução da produção no Chile devido às chuvas intensas no norte do país que forçaram algumas minas a parar.

Fonte: JN / Bloomberg.



http://tpa.sapo.ao/noticias/economia/bolsa-e-euro-em-alta-petroleo-a-negociar-abaixo-dos-44-dolares
Todos Os Direitos Reservados

Luanda vai contar com novos aterros sanitários

$
0
0


As autoridades angolanas projectam a construção de três novos aterros sanitários em Luanda para fazer face à demanda actual, anunciou ontem, Joana Bernardo, chefe de departamento de Gestão de Resíduos do Ministério do Ambiente, Em declarações à agência de notícias Angop.

A responsável  reconheceu que o aterro sanitário dos Mulenvos  começa a ser insuficiente, tendo em conta o crescimento demográfico de Luanda, com cerca de sete milhões de habitantes.

O aterro sanitário dos Mulenvos, frisou, é a única estrutura do género em todo o país criada com base nos critérios e métodos de engenharia para receber e tratar resíduos sólidos.

As demais regiões do país, de acordo com a chefe de departamento de Gestão de Resíduos do Ministério do Ambiente, têm aterros a céu aberto e valas sanitárias, o que contribui para o surgimento de doenças, reprodução de mosquitos e outros problemas de saúde pública.

Joana Bernardo,  augurou maior participação dos munícipes no acondicionamento dos resíduos sólidos em sacos devidamente amarrados e depositados em locais próprios.

Para acabar com as lixeiras nas principais cidades do país, acrescentou, as províncias de Cabinda e Huambo preparam-se para a construção dos seus aterros sanitários, cujas obras podem iniciar em 2016.

“Os aterros sanitários são sempre necessários, mesmo quando para o tratamento dos resíduos se recorre a outras soluções tecnológicas como reciclage e incineração”, avançou.

No quadro da implementação do Plano Estratégico de Gestão de Resíduos (PESGRU), referiu Joana Berbardo, o Ministério do Ambiente está a elaborar um regulamento que vai ditar as regras para a construção dos aterros sanitários a nível das províncias.

O regulamento pode entrar em vigor ainda este ano, assim como o das tarifas de gestão de resíduos.

A produção per capita de resíduos sólidos em Angola está estimada em 0,46 quilos por dia, de acordo com dados da Agência Nacional de Resíduos. Anualmente, esta cifra pode atingir 3,5 milhões de toneladas e apresenta, na sua composição, elevado volume de areia e matéria orgânica.

Fonte: JA



http://tpa.sapo.ao/noticias/sociedade/luanda-vai-contar-com-novos-aterros-sanitarios
Todos Os Direitos Reservados

Ex-refugiados estão a beneficiar de lotes de terra

$
0
0


Famílias angolanas, repatriadas da Zâmbia e da República Democrática do Congo, receberam este ano parcelas de terra para a auto-construção dirigida, na comuna do Trumba, no Cuito.

O administrador comunal do Trumba, Alexandre Victor, disse ontem que cada uma das 175 famílias recebeu das autoridades 600 metros quadrados de terreno e material de construção.

Depois do processo de construção, acrescentou, as famílias provenientes da RDC e da Zâmbia vão receber da Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social 30 chapas de zinco cada, para a cobertura das moradias.

Segundo Alexandre Victor, as autoridades preparam, ainda, 30 hectares de terra para actividades agrícolas, com o objectivo de facilitar a reinserção social e contribuir para a auto-suficiência alimentar das famílias reassentadas.

Alexandre Victor referiu que as autoridades administrativas, em parceria com a Direcção Provincial da Agricultura, já prepararam 30 hectares de terra, a serem distribuídos para a próxima época de cultivo, bem como sementes e outros instrumentos de produção, no âmbito do programa de combate à pobreza.

Segundo o administrador, as famílias reassentadas beneficiaram de kits de primeira necessidade, entregues pela Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social, para minimizar as dificuldades, nos primeiros meses do corrente ano.

Os regressados possuem todos registo de identificação, adquirido no centro de trânsito, que permite a inserção dos seus filhos no sistema normal de ensino.

Fonte: JA

 

 

 

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/nacional/ex-refugiados-estao-a-beneficiar-de-lotes-de-terra
Todos Os Direitos Reservados

De regresso à TV, Borges Macula prepara-se para estrear no "Sábado Especial"

$
0
0


O verão volta à 15 de Agosto e com ele regressa às telas o programa Sábado Especial, com um novo rosto.

Em directo e com um público aberto, o programa passará a ser feito na Baía de Luanda e terá Borges Macula como o novo rosto a juntar-se a apresentadora Yara Mosquito.

Depois do Jikulumesso, o actor prepara-se para neste fim-de-semana estrear-se no Sábado Especial .

Borges Macula aparece com novo registo, a apresentar um programa de entretenimento, algo que nunca havia experimentado.

"É realmente um desafio na minha vida profissional. Confesso que nunca fiz um programa de entretenimento e principalmente em directo, mas a vida é feita de desafios e estou pronto para encará-los, referiu o actor".

O programa Sábado Especial vai contar com novas rubricas como “ Jogo da Kisom da Unitel, Basquete à Americana, Desporto de Mar e Skate Radical.



Para a apresentadora Yara Mosquito, ter o programa Sábado Especial de volta a grelha de programação é uma alegria principalmente por ter ao lado não apenas um colega como também um amigo.

"É bom quando trabalhamos com alguém que já conhecemos, acabamos por ter uma boa simbiose e tudo corre muito melhor. Estou feliz pelo Borges e desejo-lhe muitas felicidades nesta nova caminhada e como ele mesmo sabe, estarei sempre disposta para o ajudar", sublinhou a apresentadora.

Já o novo apresentador do Sábado Especial afirmou que sempre sonhou muito alto em termos profissionais e vai lutar para alcançar todos os seus objectivos.

"Agradeço ao director de programas Tito Júnior por esta oportunidade e também a chefe Euzélia Gonçalves pelos conselhos. Agradeço a toda minha equipa do programa em especial a minha colega Yara Mosquito que vai dividir comigo a apresentação do programa", agradeceu o actor e apresentador de 29 anos de idade.



http://tpa.sapo.ao/noticias/sociedade/de-regresso-a-tv-borges-macula-prepara-se-para-estrear-no-sabado-especial
Todos Os Direitos Reservados
Viewing all 43461 articles
Browse latest View live