Quantcast
Channel: Artigos TPA Notícias
Viewing all 43461 articles
Browse latest View live

Universidade Lueji A'nkonde lança 59 licenciados no mercado de trabalho na lunda- sul

$
0
0


Cinquenta e nove novos licenciados em Administração e Gestão, Construção Civil, Mineração e Ambiente, formados no Instituto Superior Politécnico, afecto à Universidade Lueji A'nkonde, serão lançados, no próximo dia 27 do mês curso, no mercado de trabalho. Anunciou esta segunda-feira, em Saurimo, o director da instituição, Fidel Manaça.

O responsável garantiu que a direcção do instituto está a criar as condições para se realizar a cerimónia de entrega de diplomas dos primeiros licenciados formados na instituição, criada em 2009.

Sem avançar números e data, a instituição está também a preparar as condições para a cerimónia de defesa de alguns estudantes nos cursos de ciências de educação e de engenharia, designadamente Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Construção.

A Universidade Lweji 'A Nkonde é uma instituição académica pública que abrange às províncias de Malanje, Lunda Sul, Lunda Norte e tem oito unidades orgânicas onde são administrados 29 cursos. Tem a sua sede e reitoria na cidade do Dundo (Lunda Norte).

Já o Instituto Superior Politécnico Lueji A'nkonde conta  com dois mil 348  estudantes distribuídos em 64 salas de aulas  e 200 professores,  dos quais 40 estrangeiros (36 cubanos e quatro vietnamitas).

A instituição conta com 10 cursos, designadamente história, geografia, administração e gestão, matemática, pedagogia, electromecânica, construção civil, geologia e minas e metalurgia  e materias.



http://tpa.sapo.ao/noticias/sociedade/universidade-lueji-ankonde-lanca-59-licenciados-no-mercado-de-trabalho-na-lunda-sul
Todos Os Direitos Reservados

Namibe- Polícia Económica detecta 11 infracções comerciais em sete dias

$
0
0


Onze infracções comerciais foram detectadas, nos últimos sete dias, pela Direcção Provincial da Polícia Económica do Namibe. O numero representa mais quatro casos em relação a semana passada, segundo o porta voz  da corporação, João Mbamba.

Segundo oficial da corporação, a redução de casos deveu-se a campanhas de sensibilização implementadas pelos efectivos em vários estabelecimentos comerciais sobre a necessidade do cumprimento das regras estabelecidas na lei.

Das infracções detectadas a falta de livro de movimento diário, boletins de sanidade, mapa de cálculo de preços, certificados de habitabilidade, entre outras.

O responsável salientou ainda que no período em análise, a corporação realizou 51 visitas de inspecção e fiscalização na rede comercial e prestação de Serviços em toda extensão da província, mais 20 visitas em relação a semana anterior, bem como foram aplicadas e pagas nove multas no valor de 35 mil e 887 de kwanzas.



http://tpa.sapo.ao/noticias/sociedade/namibe-policia-economica-detecta-11-infraccoes-comerciais-em-sete-dias
Todos Os Direitos Reservados

Angola e Bielorrússia lançam novas bases para dinamizar a cooperação

$
0
0


Angola e a Bielorrússia , reaproximam condições e falam numa nova dinâmica da cooperação bilateral. Esta manha o vice-ministro daquele país esteve no ministério das relações exteriores onde manteve um encontro com a secretária de estado para a cooperação, e foi recebido pelo ministro das relações exteriores George Chicote.

“Nos discutimos a nossa cooperação nas diferentes áreas. Na educação, agricultura, turismo, área técnico-militar”. Disse o vice ministro da Bielorrúsia Vassily Bugachev Rybakov.

Para além disso o vice-ministro da Bielorrúsia, disse que o seu pais pretende cooperar nas áreas da indústria e da agricultura.

“A república de Bielorrúsia tem muita experiência nestas áreas nós podemos ajudar muito a república de Angola. Nós esperamos que um dia a crise económica vai acabar e vamos aproveitar disso para realizar as nossas capacidades”.

Outros encontros vão acontecer. As relações entre os dois países datam da era da antiga União Soviética.

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/politica/angola-e-bielorrussia-lancam-novas-bases-para-dinamizar-a-cooperacao
Todos Os Direitos Reservados

Deputadas reúnem-se com mais de 200 angolanos em Pretoria, África do sul

$
0
0


A vice-presidente da Assembleia Nacional, Joana Lina, interagiu sábado em Pretoria, com mais de 200 membros da comunidade angolana residente na África do Sul.

A interacção aconteceu à margem da participação da deputada na sétima Conferência Anual dos Presidentes dos Parlamentos Africanos, que encerrou na sexta-feira, em Miderand.

No encontro, em que também esteve presente a presidente da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, a deputada Exalgina Gamboa.

Joana Lina prestou esclarecimentos sobre questões relacionadas com a segurança nacional, ao fenómeno religioso e  a diversificação da economia. 

Durante a sua intervenção, a vice-presidente da Assembleia Nacional informou a comunidade sobre a importância da nova linha de crédito que Angola obteve da República Popular da China, tendo explicado que o referido empréstimo monetário visa, fundamentalmente, robustecer a diversificação da economia e consolidar as infra-estruturas erguidas para alavancar o processo de reconstrução, desenvolvimento e modernização do país.

A deputada do MPLA também dissipou, na ocasião, as especulações sobre a detenção dos 15 jovens angolanos, em Junho último, sob acusação de tentativa de subversão à ordem e a tranquilidade públicas, assim como sobre o caso do líder da seita religiosa “Luz do Mundo”, José Kalupeteka, tendo oferecido detalhes sobre as circunstâncias em que os mesmos foram encarcerados.

Os membros da comunidade, por sua vez, agradeceram a oportunidade de interagir com as deputadas e aproveitaram a ocasião para expor algumas das suas preocupações, tais como as dificuldades que enfrentam na recepção de dinheiro a partir de Angola, para custear as suas despesas de estadia e a extensão de vistos de permanência em território sul-africano.   

Ao responder as questões relacionadas com a preocupação da extensão de vistos, a vice-presidente do Parlamento angolano encorajou os jovens estudantes para no fim, da formação académica, regressarem ao país prestarem a sua contribuição ao processo de reconstrução, ao invés de permanecerem na África do Sul em situação ilegal.

No mesmo encontro, a embaixadora Josefina Pitra Diakité apelou aos detentores de visto transitório a obterem um outro estatuto migratório que lhes permita continuar na África do Sul ou então regressar para Angola porque a autorização de permanência, por dois anos, concedida no âmbito do fim do estatuto de refugiado, não é prorrogável.

A vice-presidente do parlamento concluiu, explicando que o fim do estatuto de refugiado para os Angolanos foi um processo abrangente e irreversível, porque o país vive em paz desde 2002.

“Aqueles que não conseguiram a sua reintegração nos países em que viviam ou ainda vivem, devem optar por regressar a Angola”, argumentou. 

Além da comunidade estudantil e ex-refugiados, participaram no encontro, organizado pela Embaixada de Angola na África do Sul, diplomatas, empresários e líderes de algumas denominações religiosas de Angola com representação na África do Sul.

 

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/politica/deputadas-reunem-se-com-mais-de-200-angolanos-em-pretoria-africa-do-sul
Todos Os Direitos Reservados

A partir de 31 de Agosto antigo alvará comercial deixa de ter validade no país

$
0
0


Os antigos alvarás comerciais vão deixar de ter validade no dia 31 de Agosto deste ano, os empresários do Bengo estão preocupados com o prazo que começa à aproximar-se.  O  director provincial do comercio afirma que os operadores do Bengo enfrentam muitos problemas na aquisição da nova cédula comercial.

São cerca de mil 454 comerciantes legais, controlados pela direcção provincial do comercio no Bengo. A nova cédula se apresenta simples,  para maior e melhor compreensão do consumidor, garante todas medidas de segurança no sentido de se  evitar possíveis falsificações. O novo alvará comercial, tem um prazo de validade de cinco anos.

“os primeiros seis alvarás da província do Bengo, foram entregues em abril de 2014” disse o director provincial do comercio.

Alguns operadores económicos na província do Bengo enfrentam muitas dificuldades na aquisição do novo alvará comercial, devido a inexistência da plataforma digital do sistema integrado de licenciamento das actividades comerciais na região.

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/economia/a-partir-de-31-de-agosto-antigo-alvara-comercial-deixa-de-ter-validade-no-pais
Todos Os Direitos Reservados

Seca em Namacunde afecta mais de cem mil habitantes

$
0
0


Cento e 23 mil e 779 habitantes, no municípios de Namacunde, província do Cunene, vivem os efeitos da seca, devido a escassez de chuva durante a estação deste ano, disse esta segunda-feira, na circunscrição, o administrador municipal, Apolo Ndinoulenga.

O responsável sublinhou que, o quadro é” triste e de lamentar”, pois é uma situação recorrente que já vai nos seus terceiro ano consecutivo, com grandes baixas para as campanhas agrícolas.

Apolo Ndinoulenga frisou que, para este ano, durante a campanha agrícola, pouco se colheu nos campos, realidade que originou fome e deste modo accionou-se o programa de assistência social através da distribuição de água e bens alimentares para minimizar os efeitos da seca.

A par da população, o responsável fez saber que, 273 mil e 515 animais entre os quais caprinos e bovinos se encontram sobre ameaça, pois que também falta água para os animais.

O administrador municipal de Namacunde sublinhou que a julgar pela gravidade da situação, o Governo tudo está a fazer de maneira a tranquilizar e assistir as populações afectadas pela seca.

Entretanto, Apolo Ndinoulenga informou que para à população residente na sede do município e na zona fronteiriça de Santa-Clara, o quadro é razoável, pois contam com abastecimento de água a partir da conduta Xangongo/Ondjiva.

O município de Namacunde fica a 35 quilómetros a sul de Ondjiva, capital da província do Cunene e tem uma população estimada em 143 mil e 900 habitantes distribuídos em duas comunas.



http://tpa.sapo.ao/noticias/nacional/seca-em-namacunde-afecta-mais-de-cem-mil-habitantes
Todos Os Direitos Reservados

Programa "Cimento e tinta" arranca nos próximos dias em Malange

$
0
0


O administrador municipal de Malanje, Osvaldo Naval dos Santos, anunciou nesta segunda-feira, nesta cidade, o arranque, brevemente, da terceira fase do programa denominado “Cimento e Tinta”.

Um programa, da administração municipal de Malanje, que visa dar outra imagem a fachada dos edifícios, residências e outras infra-estruturas do casco urbano.

Para o efeito, Osvaldo dos Santos disse que já foi criada uma equipa que está a trabalhar com a sua Administração e com o Governo provincial, no sentido de se identificar as primeiras zonas a serem intervencionadas.

Por outro lado, Osvaldo Naval dos Santos disse que a Administração de Malanje está preocupada com os promotores de eventos culturais, que têm colocado cartazes publicitários em locais não apropriados, cuja acção tem estado a comprometer a imagem da cidade.

Para se pôr fim a este comportamento, o administrador de Malanje apelou a camada juvenil no sentido de colaborar com os órgãos afins.



http://tpa.sapo.ao/noticias/economia/programa-cimento-e-tinta-arranca-nos-proximos-dias-em-malange
Todos Os Direitos Reservados

Zâmbia interessada no petróleo de Angola

$
0
0


A Zâmbia quer importar o petróleo e seus derivados de Angola. O interesse na compra do crude angolano foi manifestado por Mulenga Sata, vice-ministro junto da Presidência da Zâmbia, durante uma audiência concedida pelo Presidente José Eduardo dos Santos, ontem, na Cidade Alta.

Segundo o dirigente zambiano, os altos custos de importação de petróleo e seus derivados a partir do Médio Oriente levam o Governo da Zâmbia a procurar alternativas financeiramente mais viáveis e Angola parte em vantagem devido a factores como proximidade geográfica, a existência de infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias de dimensão regional e um conjunto de valências da indústria do petróleo e gás.

O Governo liderado pelo Presidente Edgar Lungo mostra-se igualmente interessado em encurtar distâncias e ganhar vantagens também nos produtos refinados, pelo que, de acordo com Mulenga Sata, as notícias sobre a construção de refinarias em Angola animam sobremaneira o mercado zambiano. “Gostaríamos de aproveitar a futura capacidade de Angola em termos de produtos refinados, porque sabemos que Angola tem três projectos de construção de refinarias em carteira e achamos que também podemos tirar proveito de tudo isso”, declarou.

O dirigente zambiano enfatizou a atenção que o Governo do seu país tem dado ao reforço das relações com Angola, alargar ao máximo a esfera de cooperação, sempre na perspectiva de maximizar as vantagens do factor proximidade geográfica.“A nossa aposta no momento é reforçar a cooperação na área de recuperação de infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias que vão facilitar a circulação desses produtos”, disse Mulenga Sata, que citou como exemplo o canal que vai de Xangongo ao Rivungo.

O interesse da Zâmbia em tirar proveito das infra-estruturas económicas em Angola, com destaque para o sector de transportes ferroviários, foi evidenciado aquando da visita oficial do Presidente Edgar Lungo a Angola, no mês de Fevereiro. O líder da Zâmbia foi à província do Moxico onde, juntamente com os homólogos de Angola e da República Democrática do Congo, assistiram à cerimónia oficial de conclusão do projecto de recuperação do Caminho de Ferro de Benguela (CFB).

Angola e a Zâmbia partilham uma vasta fronteira terreste e têm dado sinais de cada vez maior aproximação político-diplomática, quer a nível bilateral, quer no plano regional e internacional.



http://tpa.sapo.ao/noticias/politica/zambia-interessada-no-petroleo-de-angola
Todos Os Direitos Reservados

Mais de 70 mortes e 312 feridos por acidentes de viação registados nos últimos 6 meses no Huambo

$
0
0


Oitenta porcento da sinistralidade rodoviária, registada de 1 de Janeiro a 17 de Maio do presente ano, pelo Comando da Polícia Nacional no Huambo, nas estradas da província, tiveram como consequências 70 mortos, 312 feridos e danos materiais não avaliados.

A informação foi prestada esta segunda-feira segunda-feira, na cidade do Huambo, pelo porta-voz do Comando Provincial da Policia Nacional, intendente Martinho Kavita Satito, quando procedia ao balanço das ocorrências registadas nas estradas do planalto central durante o fim-de-semana, tendo realçado a morte, nesse período, de um jovem de 20 anos de idade, no município do Bailundo, depois da motorizada em que seguia ter colidido com uma viatura ligeira.

Lembrou que trezentos e 10 acidentes de viação, dos 386 registados de 1 de Janeiro a 17 de Maio do presente ano pelo Comando Provincial da Policia Nacional no Huambo, nas estradas da província, tiveram a participação directa de moto- taxistas.

O responsável lamentou, porém, o facto deste tipo de acidentes estar a tirar a vida a muitos jovens, tendo apelado a sociedade para mobilizar-se em torno deste mal.

De acordo com Martinho Kavita, durante o fim-de-semana, foram registados 11 acidentes rodoviários, mais seis em relação a idêntico período, tendo resultado em dois mortos e quatro feridos.

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/sociedade/mais-de-70-mortes-e-312-feridos-por-acidentes-de-viacao-registados-nos-ultimos-6-meses-no-huambo
Todos Os Direitos Reservados

Cidadão namibense condenado a pena máxima por matar a filha

$
0
0


O tribunal provincial do Namibe, condenou recentemente o cidadão Jaime Domingos Afonso a pena de 24 anos de prisão efectiva, por este ter queimado a casa onde se encontrava a esposa e a filha de apenas um ano de idade e a mãe.

Do mesmo incêndio resultou a morte da filha tendo deixado a esposa com queimaduras graves.  Domingos Afonso, vai para além da pena pagar cinquenta mil Kuanzas de taxa de justiça  e de dois mil e quinhentos Kuanzas ao defensor oficioso.

Vai ainda o réu também conhecido de “Mukubal” condenado a titulo de danos morais no pagamento  de um milhão de Kuanzas aos herdeiros da vitima Catarina Jaime Domingos Afonso, e de novecentos mil e quinhentos Kuanzas a ofendida Rita Sebastião Alexandre, bem como o pagamento setenta e seis mil e quatrocentos Kuanzas a titulo de danos matérias a ofendida.

A atitude de Domingos Afonso, foi motivada na sequência da esposa ter decidido terminar a relação com o mesmo.

Inconformado, partiu para o acto que vitimou mortalmente a  própria filha deixando a esposa numa situação de dependência total.

Rita Alexandre ainda sente dores e solicita ajuda de pessoas de boa fé para que possa beneficiar de um tratamento mais cuidadoso, já que as queimaduras até ao momento ainda não sararam.

O pai da vítima lamenta o sucedido, e afirma que apesar do possível tratamento a filha já mais será a mesma pessoa por causa das cicatrizes. Para além de perder a filha e ficar gravemente ferida, Rita perdeu também todos os seus bens. 

 

 

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/sociedade/cidadao-namibense-condenado-a-pena-maxima-por-matar-a-filha
Todos Os Direitos Reservados

Autoridades angolanas e bielorrussas analisam estratégias para incremento da cooperação

$
0
0


O incremento da cooperação entre as repúblicas de Angola e da Bielorrússia esteve em análise esta manhã, em Luanda, durante encontros que o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros deste país europeu, Vassily Rybakov, manteve, em separado, com o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e a secretária de Estado para a Cooperação, Ângela Bragança.

No final dos encontros, Vassily Rybako disse à imprensa que o objectivo principal da visita é a realização de uma série de consultas entre os dois países.

Neste sentido, ressaltou que os encontros serviram para discutir a cooperação entre os dois estados nas diferentes áreas, como educação, agricultura, turismo, militar, entre outras.

Salientou ainda o facto de este ter sido o primeiro encontro, desde o ano de 2002 e, por este motivo deu a conhecer que “o objectivo é o de renovar a cooperação entre os dois países, que já foi bastante forte na época da ex-União Soviética, e coloca-la num outro nível”.

Dai que, explicou, o objectivo principal é o de desenvolver uma cooperação comercial e económica, que infelizmente não correspondem ainda às necessidades dos dois estados.

Saliento que o seu país te muita experiência em áreas como a da indústria e agricultura, as quais pretende explorar com Angola.   

“Temos confiança de que um dia a crise económica terá o seu fim e nós aproveitaremos para explorara estas potencialidades”, argumentou.

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/politica/autoridades-angolanas-e-bielorrussas-analisam-estrategias-para-incremento-da-cooperacao
Todos Os Direitos Reservados

Carência de salas de teatro dificulta desenvolvimento da classe no Sumbe

$
0
0


O director adjunto do grupo teatral Tunga Layé, Noé Nganga, disse nesta província, que a carência de salas de teatro na circunscrição tem dificultado o desenvolvimento da classe e massificação desta arte na região.

Noé Nganga pontualizou que a província possui apenas três salas apropriadas para exibição de peças teatrais, número insuficiente para satisfazer a demanda.

"A escassez de salas de teatro tem provocado muitos transtornos aos grupos, assim como prejudica o desenvolvimento dessa modalidade artística na circunscrição", sublinhou.

Apelou às autoridades da província no sentido de construírem mais espaços apropriados, nos 12 municípios do Cuanza sul, para os colectivos teatrais se exibirem, satisfazendo assim a necessidade dos grupos.

Salientou, por outro lado, que a qualidade das peças apresentadas pelos grupos do Cuanza Sul está a melhorar, fruto dos vários cursos de superação e troca de experiências com colectividades de outras províncias.

O grupo Tunga Layé foi fundado a 17 de Setembro de 2001 e conta com vinte membros.



http://tpa.sapo.ao/noticias/cultura/carencia-de-salas-de-teatro-dificulta-desenvolvimento-da-classe-no-sumbe
Todos Os Direitos Reservados

UNAP lança concurso para assinalar 40 anos de Independência

$
0
0


“Libertarte- 40 anos | 40 artistas” é a denominação do concurso criado para reconhecer trabalhos em artes plásticas produzidos durante os 40 anos de independência, que serve também de barómetro para avaliar a produção nacional.

O projecto, que é uma iniciativa da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), inclui todos os artistas nacionais, independentemente do atelier ou da instituição em que são membros. Os interessados devem depositar os seus trabalhos, inéditos e não só, na sede da UNAP e explicar os condimentos técnicos e filosóficos usados para a sua produção. Os trabalhos são avaliados por um júri afecto ao Ministério da Cultura e à União Nacional dos Artistas Plásticos e pelo público, através de boletins disponíveis no site do concurso www.unaplibertarte.ao ou na sede da UNAP.

A iniciativa serve ainda para promover a realização de exposições e a produção de um livro. A divulgação dos melhores trabalhos acontece numa gala por altura da data da Independência de Angola, a 11 de Novembro.

O secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos disse que o projecto visa apresentar a evolução das artes em Angola, em termos psicológicos, técnicos e filosóficos, tendo em conta a sua produção durante os 40 anos de Independência. António Tomás Ana “Etona” revelou que a intenção é fazer um balanço das artes plásticas e avaliar o seu contributo na preservação e divulgação da cultura nacional, em particular, e do país, em geral.

As peças em concurso vão estar disponíveis numa exposição, a ser realizada na Baía de Luanda, para a devida avaliação do júri e do público. A mostra fica aberta durante três meses como uma forma de promover também o turismo interno.

O secretário-geral da UNAP revelou ainda que uma parte das obras vai ser exposta em galerias em Portugal, através de um processo conduzido pela representação cultural angolana naquele país, por forma a mostrar o potencial das artes plásticas nacionais no exterior.

 

Fonte: JA



http://tpa.sapo.ao/noticias/cultura/unap-lanca-concurso-para-assinalar-40-anos-de-independencia
Todos Os Direitos Reservados

PR aborda reforço da cooperação com chefe da diplomacia do Burundi

$
0
0


O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu esta segunda-feira, no Palácio Presidencial, em Luanda, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Burundi, Alain Aimé Nyamitwe, com quem abordou questões ligadas ao reforço da cooperação bilateral.

 Abordado pela imprensa a saída do encontro, o chefe da diplomacia do Burundi que considerou "profícuas" as relações de cooperação entre os dois países, datadas de longo anos, informou que com o estadista angolano trocou impressões relacionadas com a forma de se incrementar e reforçar a aludida cooperação, uma vez que os dois países são membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), a qual o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, é presidente em exercício.

"É imperioso que os dois países juntem sinergias em termos de cooperação, tanto ao nível bilateral como da CIRGL e da União Africana", destacou Alain Aimé Nyamitwe, que aproveitou também a ocasião para transmitir ao líder angolano o ponto de situação política e militar reinante actualmente no Burundi, após a realização das recentes eleições legislativas e presidenciais.

Neste capítulo (situação no Burundi pós eleições), deu a conhecer que informou ao Presidente José Eduardo dos Santos que o seu país, neste momento, possui já instituições eleitas, resultante do voto popular, uma vez que as legislativas ocorrerem a 21 de Junho deste ano e as presidenciais a 21 de Julho.

Disse que as instituições sufragadas pelo povo já tomaram posse, com principal destaque para os deputados.

"Daqui a algum tempo todas as instituições eleitas de forma democrática vão tomar os seus assentos e isso fará com que o Burundi volte a funcionar na normalidade", referiu.

Alain Nyamitwe, que reconheceu ainda existir no seu país alguns focos de tensão, lamentou o assassinato de uma alta patente militar burundesa general Adolphe Nshimirimana, ocorrido a 02 de Agosto do corrente, e frisou que os órgãos de defesa do Estado estão a envidar todos os esforços no sentido de localizar os autores do crime.

O general Nshimirimana desempenhou um papel fundamental no seio das forças armadas, para impedir a recente tentativa de golpe de Estado no Burundi e pôr um termo à vaga de manifestações contra uma terceira candidatura de Pierre Nkurunziza.   

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/politica/pr-aborda-reforco-da-cooperacao-com-chefe-da-diplomacia-do-burundi
Todos Os Direitos Reservados

Turquia chora os seus mortos num dia depois de ataques sangrentos contra polícia turca

$
0
0


O presidente Recep Tayiip Erdogan foi a principal figura numa cerimónia fúnebre de Estado para o chefe da divisão de minas e armadilhas da polícia da Turquia, morto por dois homens armados.

A sua unidade policial foi alvejada quando estava numa esquadra de Istambul a investigar um mortífero atentado à bomba na véspera que feriu três polícias e quatro civis. Os atacantes foram eliminados pelas forças de segurança.

O consulado americano foi também palco de um ataque. Não houve vítimas. Duas pessoas atacaram o edifício, uma escapou, outra, uma mulher, foi interceptada. Tem cadastro e pertencerá a um grupo marxista – A Frente/Exército Revolucionária de Libertação do Povo.

Nenhum dos ataques foi reivindicado.

Na fronteira com a Síria e o Iraque, região onde os militantes curdos do PKK estão mais ativos também se registou um incidente. Quatro polícias morreram quando a viatura blindada onde seguiam foi atingida por uma mina.

Fonte: Euronews

 



http://tpa.sapo.ao/noticias/internacional/turquia-chora-os-seus-mortos-num-dia-depois-de-ataques-sangrentos-contra-policia-turca
Todos Os Direitos Reservados

Destroços do MH370 vão ser analisados

$
0
0


A busca por mais vestígios do voo da Malásia Airlines continua na Ilha de Reunião esta segunda-feira, enquanto restos de um avião surgidos nas Maldivas vão ser analisados.

As autoridades da Malásia vão enviar uma equipa de especialistas para examinar estes destroços e assim determinar se pertencem ao Boeing 777 desaparecido a 08 de março de 2014.

O avião terá caído no Oceano Índico do sul, a cerca de 3700 km da Ilha de Reunião. O Primeiro-ministro da Malásia anunciou na semana passada que os especialistas tinham “confirmado conclusivamente” que uma peça da asa da aeronave encontrada a 29 de julho na Ilha de Reunião pertencia, de facto, ao Boeing 777 da Malásia Airlines.



http://tpa.sapo.ao/noticias/internacional/destrocos-do-mh370-vao-ser-analisados
Todos Os Direitos Reservados

Alphabet substitui Google

$
0
0


A Google anunciou planos para criar uma nova estrutura operacional.

A chamada Alphabet vai substituí-la na bolsa e vai agregar as várias companhias do grupo com diferentes segmentos de negócios do grupo.

A Google, como o correio electrónico e outros serviços "online", não deixa de existir, passa é a pertencer ao universo Alphabet.



http://tpa.sapo.ao/noticias/ciencia/alphabet-substitui-google
Todos Os Direitos Reservados

Rússia pronta para intensificar cooperação militar com Angola

$
0
0


O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, declarou que Angola poderá garantir a segurança na África Central e que Moscovo está pronta para ajudar a melhorar as capacidades profissionais das Forças Armadas angolanas.

A respectiva declaração foi feita no sábado (01 de agosto) durante os primeiros Jogos Militares Internacionais, que decorrem de 1 a 15 de Agosto na Rússia.

Mais cedo o ministro russo reuniu-se com o seu homólogo angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, para discutir a cooperação técnico-militar entre os dois países.

"Nós, certamente, saudamos a vontade da liderança (angolana) de melhorar ainda mais a cooperação bilateral multifacetada, incluindo a cooperação no sector da defesa. Estamos dispostos a ajudar em tudo o que for possível", disse Shoigu.


Angola é um dos principais parceiros da Rússia em África. Os dois países têm uma posição comum sobre uma série de questões internacionais, incluindo o conflito sírio.

Em 2013 a Rússia concordou em fornecer armas e equipamento militar a Angola no valor de US$ 1 bilião, incluindo peças de reposição para armas de fabricação soviética, armas ligeiras, munições, tanques, artilharia e helicópteros de diferentes tipos.

Os Jogos Militares Internacionais reúnem mais de 2.000 soldados de 17 países. As competições estão a ser realizadas em 11 locais diferentes da Rússia.


Fonte: Sputinik



http://tpa.sapo.ao/noticias/politica/russia-pronta-para-intensificar-cooperacao-militar-com-angola
Todos Os Direitos Reservados

Anselmo Ralph e Pérola nomeados nos African Entertainment Awards 2015

$
0
0


Os artistas angolanos Anselmo Ralph e Pérola constam entre os nomeados nos African Entertainment Awards 2015, na categoria de melhores lusófonos.

De acordo com dados divulgados pela organização do evento, cuja votação online vai até Outubro através do endereço http://www.africanentertainmentaward.com/music-nominees.html, os angolanos concorrem para os prémios de melhor voz masculina e feminina, respectivamente, dos países africanos de língua portuguesa (Palop).

Anselmo Ralph tem como concorrentes o moçambicano Stewart Sukuma, o grupo guineense Tabanka Djazz, o grupo santomense Calema e o cabo-verdiano Nelson Freitas.

Já Pérola faz parte da lista onde estão também a moçambicana Neyma, a cabo-verdiana  Suzanna Lubrano,  a guineense Karyna Gomes e a santomense Bruna Lee.

Esta categoria foi incluída no African Entertainment Awards-USA no âmbito de uma parceria com a Cabo Verde Music Award By Unitel T+ (CVMA).



http://tpa.sapo.ao/noticias/cultura/anselmo-ralph-e-perola-nomeados-nos-african-entertainment-awards-2015
Todos Os Direitos Reservados

Cosmonautas russos concluem caminhada espacial com sucesso

$
0
0


Os cosmonautas russos Gennady Padalka e Mikhail Kornienko concluíram com sucesso seus trabalhos na parte exterior da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em uma hora a menos do que o previsto, informou à Sputnik o porta-voz do Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia.

"Os cosmonautas cumpriram todas as tarefas propostas", declarou o oficial.

Padalka e Kornienko instalaram um corrimão no módulo auxiliar Zvezda, limparam os cristais da escotilha número 2, instalaram os elementos de fixação da antena WAL1-WAL5 do módulo, fotografaram o equipamento científico Expose-R e retiraram um sensor de plasma.

Além disso, os cosmonautas realizaram uma colecta de amostras dos paineis solares número 4, perto das válvulas de drenagem dos sistemas Vozduj e Elektron, mudaram as antenas WAl5 AFR e fotografaram um elemento de junção do sistema Elektron.

Gennady Padalka, recordista mundial de permanencia no espaço (mais de 840 dias), tem em seu currículo oito caminhadas espaciais e uma saída ao "espaço fechado" (o módulo Spektr do complexo orbital Mir, após sua despressurização), com um tempo total de 33 horas e quatro minutos.

Mikhail Kornienko já havia realizado uma saída ao espaço aberto — durante a expedição ISS 23/24, de seis horas e 43 minutos.

Fonte: Sputnik



http://tpa.sapo.ao/noticias/ciencia/cosmonautas-russos-concluem-caminhada-espacial-com-sucesso
Todos Os Direitos Reservados
Viewing all 43461 articles
Browse latest View live